segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Desejo de Cidade

Estudos mostram que a civilização humana pensa na organização das cidades, desde 3500 a.C. Desde então, resumidamente, todos em busca de qualidade de vida conciliada à estética.
Sabemos que organizar uma cidade com um número elevado de habitantes é mais complicado que planejar uma cidade menor, contudo, também é possível.
A dificuldade maior esta no sistema governamental de cada cidade. Um planejamento urbano depende diretamente da questão financeira para se realizar, ou seja, através dos impostos que a cidade recolhe de cada cidadão deveria servir de retorno para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Nos países desenvolvidos, essa é uma questão esclarecida, onde o individual e o coletivo estão absolutamente ligados, se vivemos em uma cidade que gostamos e nos sentimos respeitados e confortáveis, naturalmente cuidamos.
O Brasil, um país subdesenvolvido, com questões infinitamente mais profundas que a incapacidade política de resolver essa questão, uma luta diaria.
O sentimento de tristeza ao ver a cidade deteriorada onde vivemos e trabalhamos é comum a todos nós brasileiros, um país com tantas riquezas e com todo potencial para ser diferente.
Inevitavelmente nos perguntamos, porque nada acontece então? A primeira resposta é, somos uma sociedade corrupta e hipócrita, destruímos o lugar onde nós próprios vivemos, desprezamos o coletivo e varremos somente o nosso quintal. A falta de investimento na educação e cultura reflete diretamente nessa questão.
Como arquitetos e urbanistas temos uma responsabilidade social e moral na construção das nossas cidades, a cada projeto seja ele de uma casa ou de uma estação de trem, precisamos parar de pensar no terreno e olhar para o entorno, projetar com o olhar crítico e com a pergunta sempre em mente - qual a cidade que queremos viver? Acreditar que podemos mudar e propor um desenho mais bonito, todo mundo gosta do belo e confortável, seja pobre, seja rico, a sensação de bem estar é comum a todos nos seres humanos.
Quero voltar pro meu país e acreditar que estamos construindo um futuro melhor, acreditar que as próximas gerações viveram em uma cidade mais justa, mais calma, mas feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário