quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

EsCaDaS

A escada é um elemento da arquitetura usado para ligar um nível ao outro. Ou seja, um conjunto de degraus por onde se sobe e desce.

Com tudo, é também o elemento fundamental para uma boa arquitetura. Seja no projeto de uma casa ou de um museu, uma boa solução de escada diz muito sobre os demais elementos. Saber resolver e proporcionar uma escada confortável e ao mesmo tempo bonita é um desafio interessante.

As variadas soluções adotadas para resolver a questão do desnível em uma edificação sempre me chamou atenção, quero citar exemplos, ao meu ver, interessantes para analisarmos, como o Palácio do Itamarati em Brasilia, com sua escultural escada espiral, a bela escada do Rino Levi para uma casa em São Jose dos Campos na cidade de São Paulo, que serve unicamente para dar acesso ao jardim do Burle Marx, a famosa escada do Museu do Luvre em Paris, com a caixa de elevador central é definitivamente uma linda solução.

Rino Levi | Casa Olivo Gomes | São José dos Campos/sp - Brasil , 1949


Gosto de lembrar a sensação de conforto ao subir as escadas do Museu Guggenheim em Bilbao, me fez pensar nas medidas que Lucio Costa gostava de usar, espelho com 0,16cm e piso com 0,32cm, assim subimos desníveis de mais de 7 metros sem perceber.

Podemos citar inúmeros bons exemplos de escadas, o importante é dar importância a elas. As escadas!

Frank Gehry | Museu Guggenheim | Bilbao - Spain, 1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário